Sentimento cripto recua com baixa procura por altcoins
O clima no mercado de criptomoedas está mudando um pouco. De acordo com algumas análises recentes, o sentimento entre os investidores caiu para um estado de medo. Isso mostra que muitos estão se afastando de ativos mais arriscados, buscando maior segurança em seus investimentos.
Uma plataforma chamada Santiment comentou que, neste momento, os traders estão bem menos interessados nas chamadas “altcoins obscuras”. A conversa parece girar em torno de quais criptomoedas mais conhecidas, como Bitcoin (BTC), Ether (ETH) e XRP, vão se destacar a seguir. Esse foco nas grandes capitalizações pode indicar que a galera está mais cautelosa, com um comportamento de aversão ao risco.
Preço do Bitcoin “permanece indeciso”
Mesmo com a expectativa de uma temporada de altcoins, alguns analistas da Bitfinex acreditam que isso só deve acontecer quando novos ETFs de criptoativos forem lançados. Além disso, no último domingo, o Índice de Medo e Ganância Cripto, que avalia o sentimento geral do mercado, mostrou uma pontuação de 44, indicando “medo”, após dois dias anteriores em estado “neutro”.
Nesse cenário, muitos traders estão se perguntando para onde os principais ativos vão se mover a curto prazo. O trader Daan Crypto Trades compartilhou sua visão de que o preço do Bitcoin ainda está “indeciso”, ressaltando que ele espera uma queda nas mínimas mensais, o que poderia gerar um certo pânico em relação à possibilidade de o ativo perder a marca dos 100 mil dólares.
Em termos de desempenho, o Bitcoin já recuou cerca de 5,38% neste mês, enquanto o Ether teve uma leve alta de 9,44%, segundo dados do CoinMarketCap. Mesmo assim, sinais apontam que o mercado ainda está buscando por opções de menor risco.
“O último shakeout” para altcoins, diz trader
No domingo, o Índice de Temporada de Altcoins do CoinMarketCap mostrou uma pontuação de 56 em 100. Esse índice varia entre temporadas de altcoins e de Bitcoin, dependendo do desempenho das 100 principais altcoins em relação ao Bitcoin nos últimos 90 dias.
O trader Rekt Fencer comentou sobre a situação, afirmando: “Este é o último shakeout das altcoins”. Mike van de Poppe, da MN Trading Capital, também mencionou que as altcoins estão extremamente subvalorizadas. Ele acredita que o ciclo atual é bastante distinto dos ciclos anteriores.
No mesmo dia, o analista conhecido como PlanC estava na mesma sintonia. Ele afirmou que quem espera que o Bitcoin atinja seu pico no último trimestre do ano não entende estatísticas ou probabilidades, indicando que basear-se apenas nos três ciclos de halving anteriores não é suficiente para tomar decisões bem-informadas.